terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O perigo das citações indiretas

Citação indireta, de acordo com a norma NBR 10520, " é um texto baseado na obra de um autor consultado". Por sua vez, citação direta refere-se à  "transcrição textual de parte da obra do autor consultado".  Portanto, o primeiro tipo de citação não é literal, ao contrário do segundo, que deve ser exatamente igual ao texto consultado.
As citações literais são mais fáceis de fazer por serem cópias fieis dos autores consultados, mas em excesso demonstra descaso do autor com o próprio texto. Grosso modo, falamos da diferença entre copiar (citação literal) e interpretar o significado e reescrever o texto com as próprias palavras (citação indireta). Um texto com citações indiretas, bem escritas e articuladas, é mais fácil de ler, mais elegante, mais valorizado!
 Faz sentido fazer citações literais somente daqueles textos que realmente são difíceis de "traduzir" com as próprias palavras.  O ideal é realmente fazer citações indiretas.Contudo, por serem mais complexas e exigirem mais trabalho do autor, nem sempre são feitas corretamente! 
Em uma das bancas de graduação que participei recentemente, um membro da banca acusou o estudante de plágio, pois ele havia trocado algumas palavras apenas do texto.   Eu não considerei que o estudante tivesse plagiado, pois havia menção de autoria em todos os parágrafos citados, porém a forma da citação era claramente incorreta. Ou seja, era quase uma citação direta! 
Para deixar mais claro, a seguir apresentam-se uma citação indireta do texto e duas citações indiretas. Consegue descobrir qual das citações indiretas é a correta?

1. Citação direta:

 A acessibilidade na biblioteca universitária é fundamental para que todos os usuários se sintam incluídos na sociedade, devendo haver uma preocupação, por parte dos profissionais da informação, em adequar suas unidades de informação para atender toda uma diversidade de usuários  (FIALHO, 2012, p. 155). 


2.  Citação indireta:

Fialho (2012) argumenta que a acessibilidade na biblioteca universitária é importante todos os usuários se sentirem incluídos na sociedade, devendo haver uma preocupação, por parte dos profissionais da informação,  em atender a diversidade de usuários. 

3. Citação indireta:

Fialho (2012) explicita sobre a importância da inclusão na sociedade, em especial nas bibliotecas universitárias. Mais ainda, deixa claro que os profissionais de informação precisam contribuir com a inclusão por meio da adequação das  unidades de informação aos diversos usuários. 

Como se observa o item número 2 apresenta citação indireta com apenas trocas de sinônimos. Na verdade, é quase uma citação literal. Ao contrário do item 3, que houve uma paráfrase do texto. Portanto, uma citação indireta é a interpretação e reescrita do texto com as próprias palavras, preservando o sentido original.

Muitas vezes, esse tipo de erro não ocorre de maneira intencional, mas por desconhecimento. Contudo, na hora da banca não adianta dizer que foi desconhecimento... Por isso, espero que esse post ajude as pessoas que precisam apresentar um texto científico de qualidade. Boa sorte!!!








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário