segunda-feira, 23 de maio de 2016

O conhecimento liberta!

Cada um corre atrás dos sonhos e das realizações.
O conhecimento é um dos maiores bens, que podemos almejar e conquistar!                      O conhecimento não pode ser algo para alimentar a arrogância, ao contrário mostra como somos pequenos diante do universo a ser descoberto e como sempre é preciso aprender mais.
Aprender deve ser sempre um exercício de humildade, pois ninguém sabe tudo e sempre é possível aprender com outras pessoas, já argumentava Cora Coralina. Além disso, precisamos nos lembrar que vemos mais longe, de acordo com Einstein, quando subimos em ombros de gigantes.
O conhecimento não é uma dádiva, é muito mais transpiração do que inspiração. Dewey afirmava que aprender requer disciplina. Ou seja, a aprendizagem é um processo infinito e difícil, pois requer esforço, compromisso,organização e responsabilidade. O conhecimento depende da experiência de cada um e de como ancoramos as novas informações com o que conhecemos. Assim, cada processo de aquisição de conhecimento é algo pessoal, intransferível e maravilhoso! A aprendizagem muda literalmente o nosso cérebro!
O conhecimento é uma ferramenta para ser usada contra as crendices e a ignorância que assolam o mundo, assim precisa ser compartilhado e constantemente ampliado. Dewey também afirmava que a verdadeira liberdade é a intelectual! O conhecimento avorece o crescimento pessoal e coletivo, oportuniza melhores condições de trabalho e produtividade e de nos adaptarmos constantemente em um mundo que se transforma a cada instante. O conhecimento propicia o prazer da aprendizagem, de olhar o mundo e compreende-lo melhor, de usar os recursos de forma sustentável, em prol da vida plena dos cidadãos.
Façam sempre uma opção pelo conhecimento. Leiam, estudem, participem de cursos, questionem, pensem, busquem informações, vestem museus, bibliotecas e livrarias...

Abram a mente para o mundo. O universo conspira a favor daqueles que  investem no conhecimento!!!

Por Kelley Cristine Gasque
Faculdade de ciência da Informação da Universidade de Brasilia


Nenhum comentário:

Postar um comentário