segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROJETOS DE PESQUISA E MONOGRAFIA

I.                 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Durante a vida acadêmica e profissional, muitas vezes, é necessário elaborar projetos. Deve-se, por exemplo, apresentar o projeto ao final do curso de graduação e, também, ao participar de seleção de mestrado ou doutorado. O projeto é elaborado quando há a necessidade de resolver ou pesquisar uma questão mais complexa, em que se requer planejamento. Apesar de causar pânico em muitos estudantes e profissionais, fazer um bom projeto não é missão impossível! A dificuldade, em geral, está na falta de experiência das pessoas, que tiveram pouco contato com as técnicas de pesquisa na educação básica e no ensino superior. Pelo feedback de alunos e profissionais, percebe-se que a partir do segundo projeto, o processo flui com mais facilidade. Assim, para ajudar os “marinheiros de primeira viagem”, pretende-se abordar resumidamente as fases do projeto de pesquisa.
Projeto, do latim projetus, significa “jogar para frente”. O projeto é um registro de algo que se pretende realizar, de acordo com um programa preestabelecido. O referido registro necessita estar organizado de maneira adequada para que possa mostrar claramente ao leitor (professor, empregador, membros de uma banca) a intenção do autor do projeto. Projetar é, grosso modo, planejar.

É curioso perceber que muitas pessoas acreditam que projetos de pesquisas e a monografia a ser apresentada ao final do período de pesquisa são coisas distintas, quando na verdade são fases diferentes do processo de pesquisa. Ao final desse artigo, apresenta-se a “mágica” de como transformar o projeto em uma monografia.
O êxito do projeto relaciona-se a vários fatores.  Ressaltam-se dois cruciais: a “paixão do aprendiz/estudante” pelo assunto a ser pesquisado e a experiência prévia. Isso porque quando se gosta do assunto, o envolvimento é natural e a curiosidade age como força motriz. A experiência, por sua vez, amplia o conhecimento do aprendiz, contribuindo para que se tenha visão mais analítica e crítica. Além disso, o esforço, persistência, organização e responsabilidade do aprendiz, bem como uma orientação adequada por parte do(a) professor(a) são fundamentais.
A estrutura básica de um projeto de pesquisa compõe-se dos elementos


Delimitação do tema: Inicialmente, seleciona-se o tema ou assunto que se deseja pesquisar. O tema pode ter diversas abordagens, por isso precisa ser delimitado para a pesquisa. Escolher temas genéricos pode atrapalhar o aprofundamento da pesquisa. Ao se abordar, por exemplo, a questão das bibliotecas escolares, é necessário especificar exatamente o que se deseja pesquisar sobre o assunto. Por exemplo, a formação de usuário na biblioteca escolar. Outros exemplos:
Medicina - medicina e o mercado de trabalho.
Violência -  A educação técnica e a violência.
Leitura – Projetos de leitura desenvolvidos no Ensino Fundamental

Problematização: um problema de pesquisa não é algo ruim ou desconfortável e refere-se à identificação de uma questão traduzida por uma pergunta direta ou indireta. Ao final da pesquisa, o aprendiz deverá responder o questionamento realizado por meio de variáveis que podem ser testadas, manipuladas e observadas. Para tanto, deve-se atentar para o fato de que nem todos os problemas ou questões podem ser resolvidos pelo método científico, por exemplo, alguns de natureza religiosa.

Definir um problema de pesquisa requer “investigar” a literatura da área. A partir da escolha do tema, deve-se identificar o que tem sido pesquisado na área, quais são os principais autores e linhas de investigação. As idéias de pesquisa surgem após a leitura dos artigos e conversas com professores e autores que pesquisam sobre o assunto. Há quem diga que a identificação clara do problema de pesquisa corresponde à metade do caminho percorrido. Isso porque quando se sabe exatamente o que se deseja pesquisar é mais fácil se concentrar na resposta. Na problematização deve-se delimitar a questão o máximo possível.  Tomando como exemplo os temas sugeridos anteriormente, podem-se formular algumas questões:

Como ocorre a formação de usuário na biblioteca escolar da rede privada do Distrito Federal?
Como as mulheres recém-formadas em medicina avaliam o mercado de trabalho no Distrito Federal?
A educação técnica pode se constituir em recurso contra a violência?
Quais os fundamentos subjacentes aos projetos de leitura desenvolvidos nas escolas públicas do Ensino Fundamental em Brasília?

 Para iniciar o projeto, o problema deve estar inserido em um contexto mais amplo. Não se inicia o texto apresentando o problema de pesquisa, sem delinear um parágrafo apresentando as circunstâncias ou fatos inter-relacionados que envolvem o problema de pesquisa. Se o aprendiz pretende abordar a questão da violência, iniciar com um parágrafo genérico, sem muitos detalhes, apresentando a evolução rápida da violência em determinada região e os índices mostrando quantas pessoas morrem por ano vítimas de violência. Em seguida, mostrar que a educação técnica pode se constituir em recurso importante nesse contexto, por preparar, em menor tempo, jovens e adultos para o mercado de trabalho.
Justificativa: A justificativa deve mostrar ao leitor que o problema de pesquisa é atual, interessante e importante de ser pesquisado. Nessa fase, deve-se caracterizar o problema a resolver, definindo, delimitando e demonstrando como o projeto proposto modificará a situação apresentada. A justificativa compreende:
Diagnóstico: baseados nos antecedentes (origem, histórico abreviado) e na situação atual do problema. O diagnóstico é resultado dos dados obtidos pelos estudos e pesquisas.
Prognóstico: previsão das implicações futuras decorrentes da execução do projeto.

A redação da justificativa reúne dados que caracterizam os aspectos jurídicos, administrativos, contábeis, marcadológicos, técnicos que qualificam e quantificam o universo do projeto. Em geral, justifica-se pesquisar um assunto quando:
a)       há pouca literatura sobre o tema;
b)      é abordado sob uma perspectiva diferenciada;
c)      suscita questionamentos polêmicos;
d)      um evento ou crise o coloca no centro de interesse.

Objetivos: apontam a direção em que se deseja ir. O objetivo geral mostra o propósito da pesquisa e os objetivos específicos referem-se às etapas necessárias para se alcançar o objetivo geral. Existe uma relação entre o todo e as partes. Os objetivos sempre se iniciam pelo verbo no infinitivo. Para descrever o objetivo geral, basta acrescentar um verbo ao problema de pesquisa. O verbo precisa ser mais amplo para abranger os objetivos específicos. Por exemplo: os verbos identificar, apresentar, verificar são mais específicos do que os verbos analisar, compreender, avaliar. Recomenda-se verificar a taxonomia de Bloom para identificar mais acuradamente os verbos da pesquisa.
Para exemplificar, os verbos mais genéricos são acrescentados aos problemas descritos anteriormente:

Problema: Como ocorre a formação de usuário na biblioteca escolar da rede privada do Distrito Federal?
Objetivo geral: Analisar a formação de usuários nas bibliotecas escolares da rede privada do Distrito Federal

Problema: Como as mulheres recém-formadas em medicina avaliam o mercado de trabalho no Distrito Federal?
Objetivo geral: Descrever como as mulheres recém-formadas em medicina avaliam o mercado de trabalho no Distrito Federal.

Problema: A educação técnica pode se constituir em recurso contra a violência?
Objetivo geral: Avaliar como a educação técnica pode se constituir em recurso contra a violência.

Problema: Quais os fundamentos subjacentes aos projetos de leitura desenvolvidos nas escolas públicas do Ensino Fundamental em Brasília?
Objetivo geral: Analisar os fundamentos subjacentes aos projetos de leitura desenvolvidos nas escolas públicas do Ensino Fundamental em Brasília?

Objetivos específicos: etapas indispensáveis para se alcançar o objetivo geral. Por exemplo, se alguém desejar sair de Brasília e conhecer Taguatinga, cidade do Distrito Federal, a pessoa deve escolher o tipo de transporte, o roteiro para se chegar à cidade, bem como passar em determinadas regiões. O objetivo geral é conhecer Taguatinga, partindo de Brasília. Os objetivos específicos necessários para que a pessoa chegue à Taguatinga se relacionam à escolha do transportes e do roteiro adequado. Continuando com o primeiro exemplo, podem-se elaborar os objetivos específicos:

Problema: Como ocorre a formação de usuário na biblioteca escolar da rede privada do Distrito Federal?
Objetivo geral: Analisar a formação de usuários nas bibliotecas escolares da rede privada do Distrito Federal
Objetivos específicos:
Identificar bibliotecas escolares da rede privada que possuem projetos de formação de usuários.
Descrever o contexto em que as bibliotecas se inserem: concepção pedagógica, estrutura escolar, quantidade de alunos, de professores e profissionais que trabalham na biblioteca.
Descrever as características das atividades de formação de usuários realizada na biblioteca escolar.

Revisão de literatura: embora a leitura prévia sobre o assunto seja necessária para a delimitação do tema, na revisão de literatura o estudante tem a oportunidade de aumentar a extensão e a profundidade dos conhecimentos. Nessa etapa do projeto de pesquisa, devem ser apresentados os conceitos principais identificados na literatura da área. Muitos autores/estudiosos podem compreender ou tratar alguns desses conceitos de maneira diferenciada, de acordo com a formação, a linha de pesquisa e experiência que tiveram. É possível que se tenha entendimento distinto para o mesmo conceito. Esses conceitos devem ser confrontados e analisados pelo estudante que elabora o projeto. Na revisão de literatura, devem ser pesquisados artigos de opinião, resultados de pesquisas, relatórios, etc. que estão relacionados diretamente ao problema da pesquisa. Isso porque no momento da análise dos dados, os resultados devem ser analisados mediante a comparação com os resultados das pesquisas descritos na revisão. No caso da pesquisa sobre bibliotecas escolares, a revisão deve abordar os conceitos:

Problema: Como ocorre a formação de usuário na biblioteca escolar da rede privada do Distrito Federal?
Objetivo geral: Analisar a formação de usuários nas bibliotecas escolares da rede privada do Distrito Federal
Objetivos específicos:
Identificar bibliotecas escolares da rede privada que possuem projetos de formação de usuários.
Revisão de literatura: devem ser tratados os temas: conceito de biblioteca escolar, o surgimento das bibliotecas escolares no Brasil; conceito de formação de usuários e a evolução desses estudos; a situação geral das bibliotecas escolares em Brasília.


Metodologia: Nessa etapa do projeto, deve-se descrever como a pesquisa será realizada. A metodologia responde a pergunta: como farei a pesquisa? A metodologia utilizada relaciona-se com o objetivo geral. Alguns estudantes selecionam técnicas antes de identificar os objetivos, esquecendo que uma fase depende da outra. Na metodologia, devem ser descritos o tipo de pesquisa a ser realizada - quantitativa, qualitativa ou quali-quantitativa - e a natureza da pesquisa (exploratória, documental...); a população e amostra  e os motivos da escolha; a técnica de coleta de dados (formulário, entrevista, observação...).

Cada um dos elementos citados deve ser descrito na metodologia. Ao tratar do tipo de pesquisa, da técnica da coleta de dados é importante mostrar as vantagens e desvantagens desses instrumentos/técnicas.

Cronograma: o estudante deve apresentar o planejamento do período que pretende trabalhar cada etapa do projeto, em consonância com o tempo disponível de trabalho. Deve-se apresentar uma matriz com as atividades a serem desenvolvidas e os meses em que serão realizados. No trabalho final/monografia, o cronograma não precisa constar no texto. Exemplo de cronograma:

Meses
ATIVIDADES
março
Leituras e revisão de literatura
abril
Leituras e revisão de literatura
maio
Elaboração da metodologia e instrumentos de coleta de dados
junho
Pré-teste e coleta de dados
Julho
Análise dos resultados 
agosto
Conclusão/referencias
setembro
Revisão do texto
outubro
Deposito do TCC.

Orçamento: deve constar no projeto somente se a pesquisar requerer investimentos pesados que necessitem de financiamento.

II. APROVAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA E ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

A monografia refere-se ao texto resultante da pesquisa. Denomina-se TCC o trabalho de conclusão de curso de graduação. O trabalho final do mestrado é a dissertação e do doutorado é a tese.

O projeto de pesquisa é o itinerário do que o estudante pretende pesquisar. Depois da aprovação do projeto pelo orientador, o estudante deve se empenhar na realização da pesquisa. O estudante acrescenta novas informações ao projeto de pesquisa, que deverá ser transformado em monografia, com introdução desenvolvimento e conclusão. Para tanto, são retirados do projeto os tópicos: cronograma e orçamento. Acrescentam-se ao projeto os elementos: Resultados e análise dos dados e a conclusão.

      • Delimitação do tema
      • Problematização
      • Justificativa
      • Objetivos
      • Revisão de literatura
      • Metodologia
      • Resultados e análise dos dados
      • Conclusão
      • Referências

Na monografia, os itens delimentação do tema, problematização, justificativa e objetivos ficam na introdução do texto. A revisão de literatura; metodologia e resultados e análise dos dados fazem parte do desenvolvimento da pesquisa. A revisão de literatura será elaborada em quantos capítulos forem necessários para cobrir os conceitos principais. Cada capítulo deve ter um título representativo do conteúdo tratado. Na prática, não se coloca revisão de literatura como título do capítulo. O estudante deve elaborar os instrumentos para coleta de dados após delinear a metodologia de pesquisa. É importante fazer um pré-teste ou teste piloto com o instrumento de coleta de dados. Isso porque nem sempre as questões estão claras para os leitores. O pré-teste deve ser realizado com amostra similar da pesquisa, em que após a aplicação do instrumento (entrevista, formulário, etc) questiona-se ao sujeito se todas as perguntas foram entendidas, o que ele ficou em dúvida, o que é necessário mudar... Em suma, o pré-teste é necessário para avaliar se o instrumento de coleta de dados é adequado à pesquisa.

Na metodologia, depois que o projeto for avaliado e aceito pelo orientador, pode-se acrescentar o referencial teórico. Muitas pessoas confundem a revisão de literatura com referencial teórico, mas são etapas distintas.
Revisão de literatura: revisão de artigos e pesquisas que tratam dos assuntos abordados na pesquisa. Aqui é elaborada uma revisão ampla da literatura. Apresentam-se os conceitos-chave citados por diversos autores e ao final, faz-se análise dos pontos mais importantes. Isso porque revisar a literatura não é somente descrever conceitos de vários autores e organizá-los como se fosse uma colcha de retalhos.

Referencial teórico: ao contrário da revisão de literatura, que tem maior amplitude, nessa fase do trabalho, apresenta-se ao leitor como os conceitos devem ser compreendidos em seu projeto. Na revisão de literatura, considerando novamente os exemplos dados anteriormente, o estudante levantará artigos e pesquisas que tratam de biblioteca escolar, do surgimento das bibliotecas escolares no Brasil; conceito de formação de usuários e a evolução desses estudos; a situação geral das bibliotecas escolares em Brasília. No referencial teórico, conceitua os termos como devem ser compreendidos na referida pesquisa.
A Conclusão e as referências são as partes finais da pesquisa. Não se esquecer de usar as normas da ABNT apresentação do trabalho,  citação,  referência e resumo. Ei-las:

NBR 14724 – Apresentação de trabalho técnico-científico.
NBR 10520 – Citação
NBR 6023 – Referência
NBR 6028 – Resumo

Bom trabalho e bom projeto!!!

8 comentários:

  1. Kelly,
    obrigada por partilhar seu conhecimento conosco. Informações de grande valia para quem tem dúvidas com relação a monografias e projetos.
    Beijos,
    Giovanna

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  2. Giovanna, fico feliz quando os textos ajudam as pessoas a resolver problemas academicos e profissionais! Qualquer duvida, é so entrar em contato!!!

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  3. Olá Professora Kelly,

    É muito bom rever seus posts no blog, são sempre ótimas ferramentas de auxílios a nós estudantes e futuros pesquisadores.
    Blogs são excelentes espaços onde podemos encontrar as informações que buscamos para satisfazer nossas necessidades informacionais.
    Desejo sucesso com o blog e que possa continuar contribuindo para a pesquisa e o conhecimendo na Ciência da Informação.

    Abraço
    Muito energia positiva!

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  4. Prof, vc sempre está salvando vidas! hehehe

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  5. Adorei esse post, através da leitura consegui dar o primeiro passo para o meu TCC. Muito obrigada. ^^

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  6. Adorei este post! Me ajudou muito!

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  7. OLá Bom dia professora,

    Sou aluna do curso de biblioteconomia-UFG e estou pensando no tema do TCC. E sempre quis abordar o tema letramento informacional. Quais as orientações, dicas e ideias você poderia me passar.

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    1. Bom dia, aluna da UFG! Existem várias possiblidades com o tema de letramento Informacional. Dê uma lida na entrevista que dei para a revista ato z. Existe uma questão em que sugiro temas de pesquisas. Olha o link: http://www.atoz.ufpr.br/index.php/atoz/article/view/44.
      abraços

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