segunda-feira, 12 de maio de 2014

É revisão de literatura?

Os posts do blog mais lidos relacionam-se à metodologia científica. Muitas vezes, recebo
e-mails  com questionamentos sobre o assunto. Alguns são possíveis de responder, outros não. Uma vez, um estudante me pediu para esboçar o questionário para ele. Em outro e-mail, alguém me pedia para eu determinar a amostra da pesquisa. Esses tipos de pedidos são impossíveis de responder, primeiro pelo tempo, em segundo, por que é trabalho do orientador. É sempre importante ter uma relação aberta com a pessoa que orientará o nosso trabalho. Voltando aos questionamentos, dentre aqueles que posso responder, selecionei um para compartilhar com vocês.

" Sou aluno de pós-graduação e estou fazendo uma disciplina cuja uma das atividades é dar um parecer sobre uma revisão de literatura feita por um outro colega. Estava pesquisando umas coisas na internet e me deparei com o seu blog e então pensei que a senhora pudesse me ajudar. Uma das questões que devo responder nesse parecer é se trata-se realmente de uma revisão de literatura? Que critério eu devo utilizar pra afirmar se o trabalho é ou não uma revisão de literatura? 
O trabalho esta muito ruim, mas eu estou com receio em fazer essa afirmação se é ou não uma revisão de literatura e ter tido um critério bem definido para fazer tal afirmação.
Um outro fato é que das 28 referencias citadas, apenas 13 são de artigos científicos( 46%), 6 de teses e 7 de livros, o que me parece uma grande falha, pois creio que a maior parte das informações deveriam vir de artigos. A senhora concorda comigo que no minimo 60% do trabalho deveria ser escrito com dados de artigos científicos? "


Em primeiro lugar, parabéns ao leitor, por questionar antes de dar um parecer. A questão é realmente relevante. Devido a minha falta de tempo (desculpem-me antecipadamente), tentarei ser sucinta na resposta:

Em relação ao tipo trabalho, é importante saber qual o formato: dissertação, artigo...
Se for artigo, em geral, o autor coloca a informação na introdução.
Caso não haja indicação no texto, pode se observar também se o artigo é de revisão, quando não há pesquisa de campo. Revisão não comporta metodologia, visto que não é resultado de pesquisas empíricas. O objetivo da revisão de literatura é levantar
pesquisas e pontos de vista sobre determinado assunto.
De maneira geral, a revisão mostra o estado da arte sobre algum assunto. 
Não há  regra fixa, mas em geral, é possível perceber quando é revisão.
Sobre as citações, é preciso saber qual a finalidade do texto. Por exemplo, não se pode ter o mesmo grau de exigência com um trabalho de conclusão de curso e um de especialização, ou ainda, entre uma monografia de dissertação e uma tese. 
 Em geral, alguns critérios de avaliação são a autoridade dos autores citados, a qualidade das revistas científicas (avaliação capes), a atualização dos artigos, a abrangência (considerar a literatura internacional), a autoridade da editora - observar se há comissão editorial, acervo publicado na área. Além disso, o uso de citação de citação só cabe em casos em que não é possível encontrar o original. Ou ainda, se o texto estiver em língua estrangeira como japonês, chinês, hebraico...
Vale destacar que um bom texto deve evitar ao máximo a citação literal.  Só usá-la em casos especiais em que as ideias do autor ficariam comprometidas se fosse parafraseadas.
Espero que tenha ajudado!


É isso aí! Uma boa semana a todos!

Um comentário: