sábado, 10 de agosto de 2013

A educação na Finlândia


                 
Estou na Finlândia para compreender melhor o motivo do país figurar nos primeiros lugares da avaliação do Pisa. Descreverei brevemente os pontos principais. A Educação na Finlândia é gratuita e proporciona material escolar, refeições diárias, cuidados médicos e dentários aos estudantes.

O sistema de ensino finlandês é composto por:
1. Ensino fundamental de nove anos (escolas integrais), precedido por um ano de educação pré-escolar voluntária
2. Ensino secundário, incluindo o ensino geral e formação profissional
3. Ensino superior em universidades e politécnicas.

A educação infantil é considerada fundamental para o desenvolvimento da comunicação, mas não é obrigatória. Existe a promoção da cultura da leitura que se inicia desde a tenra idade. Os pais dos recém-nascidos ganham três livros, sendo 2 para eles e um livro para o bebê como parte do " pacote maternidade ". O país conta com uma rede de bibliotecas que dão suporte ao ensino e à comunidade e frequentá-la é essencial para o desenvolvimento do leitor. Os professores seguem as diretrizes curriculares estaduais, mas possuem autonomia e tem autoridade para escolher seus próprios livros didáticos. As turmas são pequenas, por volta de 20 alunos. Os estudantes aprendem duas línguas estrangeiras, além do finlandês. São fluentes em inglês também. As palavras-chaves que descrevem o sistema educacional finlandês são: gratuidade, estrutura, formação de professores, autonomia e responsabilidade, leitura e bibliotecas.

2 comentários:

  1. Tb tive a oportunidade de estar em Helsínquia a visitar uma escola Metsolan- Asta Koulu e constatar o ambiente q se vive naquelas escolas! Fui com um grupo de 10 alunos que facilmente criaram laços de amizade com os alunos de lá. O q mais me impressionou foi o bem-estar que se vive entre os professores, alunos e funcionários! O tirar dos sapatos no início das aulas e os mesmos continuarem no mesmo sítio no final das mesmas foi 1 aspeto q tocou mt os meus alunos. Outro, a limpeza: mts alunos usam meias brancas q continuam brancas no final das aulas. Mas, importante, não há turmas com mais de 20 alunos e há 2 prof por sala: um a desenvolver atividades com um grupo, outro com os restantes! Muito caminho a ser feito pelas escolas portugueses, mas principalmente pelos dirigentes portugueses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel. Estou a realizar um mestrado na área da educação no 1.º ciclo e, apesar das várias pesquisas que tenho realizado, ainda não obtive uma resposta concreta relativamente ao número de professores por turma. Ou seja, o ensino primário na Finlândia desenvolve-se em regime de monodocência ou pluridocência? Agradeço desde já sua disponibilidade para responder. Por favor, responda para sandrine-coelho@sapo.pt (Não tenho conta gmail). MUITO OBRIGADA.

      Excluir