Ao
corrigir trabalhos científicos, percebo a dificuldade que os estudantes possuem
em articular os assuntos no texto. Em geral, começam a escrever sobre um
tópico, passam para outro e voltam no assunto. Outros colocam um título e
escrevem os primeiros parágrafos sobre o assunto, depois vão se perdendo ao
longo do texto. Ou seja, para muitos isso vira uma verdadeira bagunça!!! Quem
lê esse tipo de texto tem a mesma sensação que uma mãe tem ao chegar ao quarto
do filho, que ficou uma semana sem arrumar: fechar a porta e sair dali correndo. No caso
do quarto há meias, sapatos, roupas, material de escola, jogos... tudo jogado
pelo chão, armários com portas abertas...um caos! Igualmente, ocorre com o leitor
ao encontrar texto com assuntos salpicados ao longo do texto: deixar o texto de
lado. Preferencialmente, jogá-lo fora!
Escrever
se aprende escrevendo, fazendo autocorreção e buscando ler sobre o ofício de
escrever. Evidentemente, não queremos
nos tornar professores de língua portuguesa, mas sim escrever bem o texto
científico para que os leitores possam compreender a nossa mensagem.
O
que significa articular o texto, grosso modo?
articular1 (ar.ti.cu.lar). v. 1. Unir(-se) por
pontos de junção, de articulação,
de modo que cada parte possa mover-se independentemente ( www.aulete.com.br/articular)
Articular o texto significa construir
pontos de ligação no texto, que permitam que o leitor compreenda a trajetória
de ideias do autor. Um texto é bem articulado, quando possui coerência textual e
coesão. A coerência textual refere-se à organização lógica das ideias e sentido
e a coesão refere-se à vinculação entre as parte dos texto.
Um
texto precisa ter macroestrutura bem organizada com introdução, meio e fim.
Em geral, o assunto principal do texto é representado pelo título. Nesse
sentido, o título e texto estão vinculados. No texto, há vários subtítulos para
representar os subtópicos, que também devem estar vinculados. A dica é que o
título ou subtítulo podem ajudar a delimitar o assunto a ser descrito.
Contudo,
para que o texto fique articulado, é importante que o autor elabore um plano de
trabalho, em que descreverá como abordará o assunto e delimitará o objeto. Ou seja, é importante
fazer um roteiro do assunto a ser abordado. Isso pode ser feito mentalmente, se
preferir! Um exemplo: se alguém precisar
escrever sobre biblioteca escolar (BE), um roteiro possível seria:
·
Apresentar o conceito de BE.
·
Descrever
breve histórico da BE no Brasil.
·
Abordar
a importância da biblioteca na escola e as funções, serviços e produtos.
·
Analisar
a lei sobre a universalização da biblioteca escolar.
·
Discutir
as tendências da BE.
Com o roteiro em mente, o autor deve
construir o texto sempre verificando se continua a seguir a linha proposta no
roteiro para que o texto apresente uma organização lógica, a denominada coerência.
Outra dica importante: pense no texto como a união de vários
módulos, cada módulo (subtópico) trata de um assunto, portanto deve-se evitar
misturar esses subtópicos. Um assunto não deve ser como orégano que salpicamos
aleatoriamente em cima da pizza. Os assuntos gostam de grupinhos, de ficarem
juntos, são elitistas!
Em relação à coesão, podemos
compreendê-la como mecanismo linguístico que
articula as sentenças entre si – a sentença anterior com a que virá depois.
Por exemplo: o indivíduo letrado informacionalmente
desenvolve competências para lidar efetivamente com a informação,
consequentemente consegue gozar os direitos e deveres da cidadania.
Na frase há uma relação de consequência entre as sentenças. A coesão ocorre em função das relações de sentido existente entre os
enunciados.Tais relações são possiveis
com o uso dos conectivos ou elementos de coesão; preposições, conjunctões,
advérbios, etc.
É isso!!! Escrevam muito, pratiquem! Muito sucesso!!!
É isso!!! Escrevam muito, pratiquem! Muito sucesso!!!
Referencias:
Dicionário online Caldas Aulette.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI,
Francisco Platão. Para Entender o Texto: Leitura e Redação. 18 ed. São
Paulo: Ática, 2007.
Ótimas dicas!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá! Fico feliz por gostarem. É muito bom quando podemos ajudar alguém!
ResponderExcluirExcelentes dicas!!! Me ajudarão nos meus próximos textos.
ResponderExcluirParabéns!!!
Aprendo muito com suas postagens, obrigada!!
ResponderExcluir