domingo, 15 de outubro de 2017

Valorização do professor!

          Dia 15 de outubro, comemoramos o dia do professor no Brasil! Não há sociedade desenvolvida sem a contribuição do professor. Contudo, paradoxalmente, hoje ele é pouco reconhecido e valorizado no Brasil, juntamente com a educação e cultura. Os investimentos nessas áreas não são suficientes para a construção de um país “bom para viver”. Vivemos mergulhados na corrupção, na violência, no pouco caso com os cidadãos de bem. Nunca o Brasil precisou tanto de professores bem formados e de um sistema de educação que possibilite a transformação de indivíduos em sujeitos críticos-reflexivos, produtores de processos e produtos sustentáveis, com foco na inclusão, na diversidade cultural e em uma sociedade mais fraterna e democrática.
          A educação é o investimento mais importante que um país deve priorizar e privilegiar, pois dela, depende o progresso das demais áreas. Não é a toa, como se pode verificar na história do mundo, que os príncipes sempre tiveram os melhores preceptores ou aqueles mais adequados à formação desejada para um príncipe.
          A responsabilidade de educar um indivíduo passa pela família. Cada geração é responsável pela formação das gerações posteriores, em um movimento dinâmico de amplificação e compartilhamento de saberes, procedimentos e atitudes. Família bem-educada participa e é responsável pela formação dos filhos.  Não há demonstração maior de amor do que impor limites, listar obrigações, exigir respeito, responsabilidade e disciplina. Mais ainda, mostrar aos filhos como a educação pode ser um processo transformador.
          O papel dos estudantes no processo de aprendizagem é fundamental, pois não há professor que consiga bons resultados sem os estudantes se abrirem para a própria aprendizagem. Os aprendizes precisam participar ativamente da aprendizagem, conhecer as suas possibilidades e desejar adquirir os novos conhecimentos.
          Por sua vez, em sala de aula,  o professor deve ter consciência, disciplina e responsabilidade com as obrigações de ensino. Nesse sentido, a formação adequada dos professores é essencial para a formação das novas gerações. E aqui ressalta-se a importância dos professores também serem responsáveis pela própria formação. Ou seja, a formação de professores depende dos sistemas de ensino e dos próprios professores. Os professores precisam ter conhecimento dos conteúdos de ensino, das questões psicopedagógicas, técnico-didáticas, além de uma boa formação cultural e ética. Professor não deve doutrinar sobre as próprias crenças, mas ensinar os estudantes quais as estratégias para pensarem melhor e tomar boas decisões. O professor deve ser um exemplo a ser seguido, em especial, no que concerne à questão ética.
          Portanto, deveríamos comemorar o dia dos professores todos os dias, como forma de reivindicar melhores sistemas de ensino e formação adequada de professores para que tenhamos uma sociedade melhor. Reconhecer a importância e valorizar a contribuição do professor nesse processo são os primeiros passos para essa mudança de paradigma!!!
Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque


Nenhum comentário:

Postar um comentário