sábado, 18 de fevereiro de 2012

Diferença entre referencial teórico e revisão de literatura

É comum as pessoas confundirem referencial teórico com a revisão de literatura. Essas atividades estão interligadas e compõem o projeto de pesquisa, mas são diferentes. Então, para não confundir alhos com bugalhos, o texto tratará da diferença entre elas.

A revisão de literatura refere-se ao levantamento do assunto do tema pesquisado.
Abrange artigos com resultados de pesquisas, pontos de vista diversificados de autores, livros técnicos, etc. O levantamento deve cobrir o assunto a ser pesquisado. Uma forma prática de fazer isso, é levantar os conceitos-chave da pesquisa e, depois, tratar cada conceito aprofundando nos aspectos etimológicos (origem da palavra), históricos, evolução, significado atual e mostrar resultados de pesquisas sobre o conceito.
Por exemplo, na pesquisa intitulada: "Avaliação formativa nas escolas particulares de educação básica de Brasília", os conceitos a serem trabalhados, por exemplo, são:
Avaliação formativa: o que é avaliação, história da avaliação, tipos de avaliação, importância da avaliação formativa, resultados de pesquisas recentes que tratam da avaliação formativa
Educação básica: o que é, dados gerais sobre a educação básica, legislação sobre avaliação, relação entre avaliação e repetência na educação básica.
Escolas particulares: o que é, como surgiram, a importância das escolas particulares, dados gerais sobre escolas particulares e avaliações.
Brasília: delimitação do espaço geográfico; características da cidade (econômicas, sociais, culturais); número de escolas particulares...
Como se pode observar, os conceitos principais são divididos em várias subcategorias de assuntos. Evidentemente, pessoas diferentes podem identificar conceitos e formas de abordagem diferentes, dependendo das leituras realizadas, do grau de experiência, dentre outros aspectos. Não é uma fórmula exata!

Um ponto importante da revisão de literatura é que ela será usada na discussão dos resultados. Isto é, a sua pesquisa mostra o resultado obtido, que deve ser comparado com aqueles resultados vistos na revisão de literatura. Se o autor obteve os dados que " 30% das escolas pesquisadas trabalham com avaliação formativa", ele deve tentar explicar esse resultado, considerando a revisão de literatura. Por isso, a revisão de literatura deve abranger os conceitos que constam no objetivo geral, os quais estão relacionados com o título da pesquisa.
Outro ponto fundamental é saber escolher o material da revisão. Para tanto, é preciso considerar alguns critérios, por exemplo:
Autoridade: quem escreveu o artigo? É pesquisador da área? Conhece bem o assunto? Qual é a linha de pesquisa do autor?
Tipo de informação: pode ser informação científica, especializada ou de atualidade. No primeiro caso, a pesquisa passa pela avaliação de autores da área, por exemplo, artigos de revistas científicas listadas pelo Qualis. No segundo caso, as informação é produzida por alguém que entende da área, mas não foi avaliada pelos pares. Um exemplo de informação especializada pode ser encontrada na revista Nova escola (especializada em educação); Galileu (ciências) e exame (economia). Essa informação deve ser evitada nos trabalhos acadêmicos. E, por fim, as informações de atualidades referem-se àquelas que constam nos jornais, sites e revistas de atualidades, por exemplo: Veja, Isto é... Da mesma forma, devem ser evitadas, por não ter validação dos pares. Logicamente, a citação dessas fontes não invalida o trabalho de pesquisa, mas deve haver muita moderação.
Atualização: existem artigos clássicos de cada área, importantes pelo valor histórico e pelas contribuições. Contudo, é sempre bom estar atento às datas das pesquisas dos textos citados nos trabalhos. Evite artigos com mais de 7 anos de idade, com exceção dos clássicos.
Língua: dê preferência à leitura dos textos em línguas conhecidas, isto porque se corre o risco de não compreender bem o assunto tratado.
Editoras: dê preferência para editoras que possuem comissão editorial, por exemplo, editoras vinculadas às universidades. Algumas editoras comerciais estão preocupadas com o dinheiro e não com a qualidade do autor.
Pontos de vistas diferentes:busque sempre pesquisar o assunto amplamente e acessar pontos de vistas diferentes, assim o seu trabalho pode ficar mais robusto.

Na revisão de literatura, é comum observar várias citações literais, isto é, tal qual é apresentada no texto lido. É preferível fazer paráfrases ou resumos dos assuntos, ou seja, é melhor fazer
citações indiretas. Isso mostra que o autor foi cuidadoso com o texto! Da mesma forma, evite ao máximo fazer citação de citação (apud). Só use esse recurso se o texto original não puder ser encontrado, isso ocorre em casos de textos antigos e fora de circulação ou em línguas como japonês, chinês, latim...

Nada de citar vários autores sem tentar comprender os pontos de vista deles. Relacione (e não liste!!!) os diferentes pontos de vista, descrevendo os pontos convergentes e os divergentes, levantando hipóteses, identificando causas/consequências... O texto deve ser convincente e estar bem alinhavado.
Portanto, revisar a literatura é levantar os conceitos-chave do assunto pesquisado e relacioná-los entre si, considerando alguns critérios para escolher o material.

O referencial teórico relaciona-se à seleção do significado de cada conceito-chave tratado na pesquisa e, em consonância com a linha de pesquisa e teoria adotadas pelo autor/pesquisador. Trocando em miúdos... Na revisão de literatura, o objetivo é levantar informações sobre os conceitos. Pode-se identificar vários autores tratando de forma diferente do mesmo conceito. No Referencial teórico, identifica-se o significado de cada conceito-chave para a pesquisa e como estão relacionados entre si. Voltando ao exemplo da pesquisa intitulada "Avaliação formativa nas escolas particulares de educação básica de Brasília", deve-se identificar o significado mais adequado à pesquisa em curso. Por exemplo, "na presente pesquisa, avaliação formativa refere-se ....". Somente parte da revisão de literatura é usada para compor o referencial teórico. Sugere-se que o referencial teórico faça parte da metodologia científica.

Assim, a revisão de literatura é mais ampla e o referencial teórico, derivado da revisão de literatura é mais específico.


79 comentários:

  1. Adorei! Super mega didático e com muitos exemplos, o que facilita a compreensão, na qual sempre tive dúvidas...achava que era apenas uma questão estilística e não de semântica entre um e outro. Tks, Kelley =D

    Leila Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. gostei muito abriu meu entendimento para elaboração de um escelente referencial teórico, trabalho esse que preciso fazer para a faculdde

    obrigado celma

    ResponderExcluir
  3. Excelente! Quem dera todos os professores explicassem com tamanha clareza e objetividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela explanação, tenha certeza que a mim pelo menos, ajudou bastante. Parabéns pela didática explicativa.

      Excluir
    2. Gostei e ensinou-me embora ainda na duvida de em que capitulo devo enquadrar a revisao de literatura dentro da monografia?

      obrigado
      Gomez

      Excluir
  4. muito obrigada pelas informações, me ajudaram bastante! Agora estou mais tranquila para acabar de fazer o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Excelente contribuição para alunos e pesquisadores!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom... esclarecedora!

    ResponderExcluir
  7. Ótima explicação!!!!!! Muito esclarecedora!!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito útil sua contribuição, estava bem perdida principalmente pelo fato da minha orientadora nem responder aos meus e-mails! Obrigada, vc salvou meu projeto do cáos.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, agradeço-lhes pelo feedback. Se tiverem alguma dúvida, envie-me para que eu possa responde-las por meio de um texto para o blog. Assim, outras pessoas podem ser auxiliadas!

    ResponderExcluir
  10. Quais os tópicos(estrutura) do REFERENCIL TEÓRICO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! O referencial teórico é composto pelos conceitos principais da sua pesquisa. Podemos ter várias definiçoes e perspectivas para um mesmo conceito, mas no referencial teórico, você deve explicar qual a perspectiva que você adota na sua pesquisa.

      Excluir
  11. Olá, tenho uma dúvida, minha orientadora disse que meu artigo está bom, mas pediu que fizesse uma revisão bibliográfica, devo acrescentar algo no meu marco teórico???????? o que devo de fazer???
    não entendi o que ela falou.

    ResponderExcluir
  12. OLá!

    Sobre o artigo, você olhou as normas da ABnt para construi-lo?
    A revisão de literatura é diferente do referencial teórico. Na revisão você fará
    um texto apresentando as discussões sobre os conceitos principais do seu trabalho, isto é,
    você fará uma analise das pesquisas e artigos sobre os seus conceitos. Pelo que disse, você precisa fazer a revisão e não mudar o marco teórico. Contudo, acho melhor conversar com a sua orientadora e questionar o que ela realmente deseja que faça. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado.


    Foi muito esclarecedora sua informação.


    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelas informações que, como a maioria destacou, muito esclarecedoras.

    ResponderExcluir
  15. Ótimo conteúdo, conseguir esclarecer totalmente as minhas dúvidas, Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde! estou fazendo um trabalho o qual a metodologia é uma revisão de literatura porque abrange artigos de 2009 a 2013. mais estou com dificuldade de colocar no trabalho, o que se trata a revisão de literatura, qual recurso utilizado, se baseia em que? para colocar no meu trabalho que precisa. sabe me dizer? preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Pelas informações enviadas, a metodologia a ser utilizada é análise de artigos de 2009 a 2013. Precisa descrever o tipo de analise a ser utilizada, por exemplo, análise do discurso, categorização...
    Daí, você poderá questionar: O que devo colocar na revisão? Na revisão, você trabalhará os conceitos gerais da sua pesquisa, por exemplo, terminologia e etimologia, aspectos históricos, conceitos relacionados.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  18. Ótimo texto de fácil compreensão, me ajudou bastante obrigada mesmo...

    ResponderExcluir
  19. Adorei a explicação... 'Clareou' minhas dúvidas!
    Muito obrigada e continue ajudando a tantos outros, pois conhecimento quando mais se divide, mais se multiplica.

    ResponderExcluir
  20. Muito legal professora. Entendi perfeitamente. Mas já vi trabalhos que não dão conta da revisão de literatura. Só fazem o referencial teórico. Isso é possivel?

    ResponderExcluir
  21. Julio, depende do trabalho e da banca. A princípio não existe conhecimento sem embasamento sobre o assunto. O mais comum é o tipo de trabalho com revisão e sem referencial teórico. Isso já vi várias vezes. O contrário, vi somente uma vez. Na minha opinião, se for trabalho de mestrado ou doutorado sem revisão de literatura não passa pela banca. Em geral, os pares pedem a complementação. Pode acontecer da banca não ser nada rigorosa e deixar passar um trabalho assim.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado Professora Kelley pelos seus esclarecimentos.
    Sou aluno de mestrado, e por isso a minha preocupação. Estou eu aqui queimando "minhas pestanas" com essa revisão de literatura da minha dissertação.
    Mais uma vez obrigado por sua pré disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio Págio aproveite e leia o texto check list do texto científico. Pode ajuda-lo! Sucesso!

      Excluir
  23. Obrigado Kelly, seu texto foi extremamente esclarecedor e elucidativo concernente ao objeto de pesquisa. Dinâmico e objetivo contemplou minhas necessidades entorno do assunto. Grato. Edson dos Reis

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigada, esclareceu minhas dúvidas sobre revisão literária! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  25. Dra. Gasque.
    Além de muito bonita externamente, a senhora me definiu com total propriedade os conceitos. Até copiei, inclusive o endereço, para passar para meus (des)orientados, que volta e meia voltam ao mesmo passo. Parabéns e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite, professora! Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-la pelo blogue (à la Cunha). Acompanho este trabalho desde nossas primeiras aulas e este é um dos posts que mais gosto. Mas agora, preciso de uma garantia literária. Tem bibliografias sobre estes conceitos ou sobre a diferença para me indicar?! Vejo que muitos autores usam um ou outro. Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Estou com um TCC da FGV e sua matéria me auxiliou bastante. Thanks!!!

    ResponderExcluir
  28. Texto excelente! Obrigada por compartilhar saberes!

    ResponderExcluir
  29. No que se refere ao desenvolvimento, qual é a ordem na dissertação: revisao da literatura e depois o referencial teórico ou ao contrário?

    ResponderExcluir
  30. Nunca li nada especificando o local do referencial teorico. Em geral, o referencial aparece na metodologia, mas já vi alguns após a revisão. Acho que depende muito de como você articulará o tópico com o anterior. Sucesso no trabalho!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite gostaria de ajuda no meu tcc, estou iniciando referencial teórico e não sei como começar a escrever, teria algum modelo ? Desde já obrigada. Thayz

    ResponderExcluir
  32. Adorei tudo que eu estava precisando para aperfeiçoar o meu TCC.

    ResponderExcluir
  33. Adorei, tudo que eu estava precisando para concluir o meu TCC.

    ResponderExcluir
  34. Ótimo texto, obrigado pela colaboração! No entanto, acho que faltou explicar mais detalhes sobre o Referência Teórico, dando alguns exemplos e formas de organizá-lo, assim como fez quando abordou a Revisão de Literatura

    ResponderExcluir
  35. Obrigada!
    Facilitou o meu trabalho final!

    ResponderExcluir
  36. Excelente explicação, contribuiu bastante para o esclarecimento de minhas dúvidas..
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  37. PROFESSORA!

    Preciso desenvolver meu TCC, e escolhi como tema "A contextualização da gramática em Sala de aula".
    Preciso que me oriente em quais parâmetros devo me orientar.

    aguardo ,


    Coracy.

    ResponderExcluir
  38. BOM DEMAIS!!!!! OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
  39. Querida Kelley,
    Que alegria buscar pelo tema e chegar ao seu blog!
    Ótimo texto, parabéns!
    Um grande beijo
    Kamila Belo

    ResponderExcluir
  40. Querida Kelley,
    Que ótimo buscar pelo tema e chegar ao seu blog :)
    Excelente texto! Parabéns!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  41. Excelente,esclareceu completamente minhas duvidas.Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  42. Excelente,esclareceu completamente minhas duvidas.Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  43. OLA, MINHA PROFESSORA PEDIU QUE EU FIZESSE UM PORTFÓLIO COMOS SEGUINTES TÓPICOS: - Sobre as perspectivas gerais para a leitura no ambiente escolar
    - O professor leitor é uma figura muito importante na formação de jovens leitores. A relação da formação de professores
    com os processos em que a leitura se faz presente na escola?
    3. A escola tem conseguido trabalhar o desenvolvimento de competências ligadas ao processo de leitura? Qual a sua perspectiva acerca do resultado geral da leitura nas escolas brasileiras?

    ELA PEDIU QUE EU FIZESSE NOVAMENTE NÃO TINHA COERÊNCIA

    ResponderExcluir
  44. Professora, muito obrigado por solucionar a minha dúvida quanto a produção da Revisão de Literatura.

    ResponderExcluir
  45. Caramba... que espetáculo de texto. Sintetizou bem, ao mesmo tempo em que foi objetiva. Se um ET, aprendesse o portugues, saberia exatamente o que você está explicando. Parabéns...

    ResponderExcluir
  46. Que aula! Referencial teórico, seria discutir a metodologia à luz da Revisão bibliográfica? Eu li seu texto, ele é muito bem organizado, acho que estou em choque por perceber que estava fazendo tudo errado!

    ResponderExcluir
  47. Sirlene Paulino de Oliveira22 de novembro de 2015 às 11:21

    Olá Kelley, muito obrigada pela verdadeira aula sobre a Revisão de Literatura. Eu já estava desistindo do meu projeto. Você acendeu uma luz que ampliou o meu entendimento! Espero que continue sempre a nos ajudar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  48. Boa noite Profa.Kelly,
    Pelo que entendi do seu excelente artigo, o meu Referencial Teórico seria eu falar sobre Dejours em minha pesquisa e o minha Revisão de Literatura seria falar sobre as Normas regulamentados do FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA e das ABNT NBR e segurança e saúde dos trabalhadores? Poderia utilizar o sinônimo literatura = conceitual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a sua dúvida, se puder ser mais claro, posso tentar lhe ajudar!

      Excluir
  49. Muito muito muito obrigada Kelley!!!
    Passei o Natal tentando entender a diferença entre eles e depois de queimar muitos neurônios, os poucos que me restavam depois de realizar o levantamento bibliografico, decidi procurar na net alguém que tivesse a benevolência em compartilhar da maneira simples como colocou esse conhecimento!!! Parabéns pela sua iniciativa!!! Agora acho que até o dia 5 consigo entregar o meu trabalho! :)
    Novamente muito obrigada!!! Abraços, Cristina

    ResponderExcluir
  50. Olá! Tenho uma dúvida: numa monografia devo escolher entre a revisão de literatura e o referencial teórico ou tenho que utilizar ambos?

    ResponderExcluir
  51. Em primeiro lugar é importante saber se é uma monografia de graduação ou pós-graduação e as exigências da instituição que avaliará o trabalho. Em vários cursos de graduação, por exemplo, não há exigência do referencial teórico, ou seja, isso depende das regras da instituição. Contudo, no caso de mestrado e doutorado é crucial ter o referencial teórico. A revisão de literatura é um tópico essencial em todos os trabalhos científicos, sejam de graduação ou de pós-graduação.

    ResponderExcluir
  52. A revisão de literatura dica em um capitulo após a introdução. A Introdução apresenta os objetivos e a justificativa.

    ResponderExcluir
  53. Olá, adorei a explicação sobre a revisão da literatura, estou com muita dificuldade para começar a escrever, porém, você fez uma explanação sobre citação indireta, na revisão da literatura-

    ResponderExcluir
  54. Olá, adorei a explicação sobre a revisão da literatura, estou com muita dificuldade para começar a escrever, porém, você fez uma explanação sobre citação indireta, na revisão da literatura-

    ResponderExcluir
  55. Olha, não dá pra a creditar que a senhora é daqui do BRASIL. Estou maravilhado pela simplicidade da explicação. obrigado professora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Roberto! Mas lembre-se que em algumas áreas, eles usam a terminologia diferente. No curso de dam aqui da UnB, eles não usam o termo revisão de literatura, usam referencial teórico para abranger a revisão e o referencial.

      Excluir
  56. Excelente artigo, abriu minha mente!

    ResponderExcluir
  57. Esse artigo é fantástico!!! Parabéns...

    ResponderExcluir
  58. Josevaldo Santos, professor. 13/07/2016

    Grato pelo texto. Tirou minha dúvida sobre a compreensão do que significa referencial teórico e revisão de literatura.

    Paz!

    ResponderExcluir
  59. A melhor explicação na internet. Obrigado!

    ResponderExcluir
  60. Muito bom!! Bem exemplificado, direto e diferente de outros que encontrei na internet e que continuaram me deixando em dúvida. Parabéns!

    ResponderExcluir
  61. Obrigado Professora! Ajudou-me bastante a sair de confusão. Bem haja.

    ResponderExcluir