sábado, 23 de abril de 2011

Biblioteca Pública de Vancouver: espaços que inspiram o aprender!

Se você estivesse em outro país, vivenciando as diferenças culturais e linguísticas, sem conhecer bem o lugar, quais seriam os primeiros locais que procuraria para acessar informações? Certamente, as bibliotecas públicas devem estar entre os primeiros lugares de visitação. Isso porque, em geral, é possível obter mapas da cidade com pontos turísticos, listas de eventos, acesso aos jornais, revistas de atualidades e contar com a mediação de especialistas em buscar e usar a informação.  Nessas instituições, em geral, a internet é gratuita e pode ser utilizada à vontade. Além disso, as bibliotecas públicas oferecem muitos serviços e produtos capazes de seduzir até os leitores menos afoitos. Pena que muitas pessoas não sabem disso!
Se for à Vancouver, vale a pena conhecer a Biblioteca Pública da cidade! É composta por uma rede de 22 bibliotecas distribuídas por vários bairros da cidade. A sede principal, inaugurada em 1995, fica na região central da cidade. Os arquitetos Moshe Safdie, Richard Archambault e Barry Downs ganharam o concurso de design da Biblioteca Central. A construção do novo prédio foi aprovada após referendo favorável.
A praça da Biblioteca Central de Vancouver ocupa um quarteirão da West Georgia Street.  Externamente a arquitetura é contemporânea, com grandes panos de vidros. A surpresa está na semelhança arquitetônica com o Coliseu Romano. Ao entrar na biblioteca, o usuário se depara com um grandioso local com vários cafés e pequenas lojas. Ali é possível conversar, ler e comer cookies deliciosos, tomar chocolates e diversos tipos de cafés, bem como comprar material de papelaria e souvenires, dentre outros. Essa parte situa-se no prédio da biblioteca, ao lado da porta principal, como se fosse uma grande rua envidraçada. O prédio é composto por nove andares.
Fachada da Vancouver Public Library

Caf'es e pequenas lojas













O objetivo da Biblioteca Pública de Vancouver "é  promover a aprendizagem ao longo da vida, o amor à leitura, a descoberta de novas idéias, culturas e conhecimentos, em um ambiente acolhedor e alegre” (www.vpl.vancouver.bc.ca). O fluxo de pessoas na biblioteca é intenso durante o horário de funcionamento. A Biblioteca é muito freqüentada pela população local e estudantes de diversas nacionalidades, em especial, os asiáticos. Por isso, um dos objetivos da biblioteca é acolher a multidiversidade cultural.

Ao olhar para os lados, observam-se pessoas lendo, folheando revistas, assistindo filmes, ouvindo músicas, usando os computadores da biblioteca ou os próprios notebooks, explorando as prateleiras e catálogos. Um suave burburinho toma conta do local, sem contudo atrapalhar a concentração das pessoas. Não há como ficar indiferente às diversas possibilidades que a biblioteca oferece, como uma programação cultural rica com danças, recitais de músicas, oficinas e palestras informativas. Para os idosos ou pessoas que não podem se deslocar até a biblioteca existem os serviços permanentes ou temporários de entrega domiciliar de livros, CDs, DVDs, dentre outros. Os usuários que não sabem utilizar os recursos da biblioteca podem se beneficiar dos diversos treinamentos gratuitos oferecidos à comunidade. À disposição dos leitores estão milhões de livros, mapas, revistas, jornais, DVDs, CDs e vídeos, além de acesso gratuito à internet e ao serviço wireless. A Biblioteca também oferece informações de saúde online.

Um aspecto que vale destacar refere-se às coleções multilíngües e a grande variedade de programas multiculturais. Certamente, o leitor brasileiro encontrará muitas revistas e jornais atualizados em língua portuguesa. Por trabalhar com usuários com culturas diferentes, são oferecidos programas de letramento informacional e recursos para crianças, estudantes e  pessoas que falam o inglês como segunda língua.

Ao vivenciar as experiências que a Biblioteca Pública de Vancouver proporciona aos usuários e o impacto positivo que causa na comunidade, verifica-se que o valor da instituição é inestimável. O fato de o projeto da Biblioteca ter sido aprovado por referendo mostra a força da comunidade. Sim, o povo tem poder e pode fazer a diferença exigindo das autoridades bibliotecas com estruturas, serviços, produtos adequados e especialistas com bacharelado em Biblioteconomia para gerenciá-las. A Biblioteca Pública deve ser elemento de transformação da comunidade. No Brasil, há iniciativas de grande valor, mas não em quantidade suficiente considerando a extensão territorial. Em meados de 2010, mais de 45% das bibliotecas não tinham acesso à internet;  420 cidades brasileiras não possuíam bibliotecas públicas (fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2010/06/21/bibliotecas-publicas-2/), e muitas estão em condições precárias. É fato que muitos investimentos são necessários nessa área!

A Biblioteca Pública de Vancouver comprova que apesar das facilidades de acesso à informação oferecidas pela internet, as experiências proporcionadas pelas bibliotecas podem ser mais amplas e enriquecedoras dos pontos de vista cognitivo, procedimental e atitudinal. Mais do que acesso à informação, a biblioteca pública se preocupa em mediar as necessidades de informação dos usuários e o processo de aquisição do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento do pensamento reflexivo e o contato solidário e humano.


                           Escrito por Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

2 comentários:

  1. ótimo texto professora,
    saudades de você...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Kelley, adorei conhecer a Biblioteca de Vancouver. Não a conhecia, e seu texto fez me sentir sentada lá, tomando um café e folheando livros e revistas. Obrigada por me oferecer essa experiência (virtual). Beijos, Isabel

    ResponderExcluir