segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Ciência se faz com método e evidências!

Nossa vida está em constante mudança com o conhecimento científico, e é impossível não se maravilhar com o método científico. Lembre-se que Henrique VIII, por exemplo, teve sérias complicações com a malária, a varíola e sofreu com enxaquecas durante anos devido a um ferimento de lança. Além disso, nos últimos anos de vida, teve uma úlcera na perna que o deixou enlouquecido de dor. Como na época, não havia muito conhecimento sobre alimentação, o rei morreu com 179 kilos de gordura, hipertensão e diabetes. Hoje, as doenças que o levaram estão controladas e não causam (se o paciente levar o tratamento a sério) a morte prematura.No entanto, muitas pessoas ainda precisam entender melhor a ciência e questionar as superstições e crenças errôneas do cotidiano. 

É preciso pensar sobre as coisas, entender como funcionam. O mundo não é algo mágico que funciona sem padrão. Desde a antiguidade, os homens tentam entender o mundo a nossa volta e conseguiram produzir conhecimento sem usar a magia ou crenças que não podem ser provadas. 

Vale lembrar  o nosso querido Carl Sagan: " Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar". Portanto, o mesmo autor argumentava: "não se refugie em falsas ilusões!" . 

Assim, vale a dica: pese as evidências, reflita sobre as questão, busque informações, organize os conceitos...para somente depois chegar a uma conclusão, mesmo que provisória!



Nenhum comentário:

Postar um comentário