segunda-feira, 8 de julho de 2013

As regras para uso da citação da citação

           Escrever bem um texto científico depende da prática reflexiva. É necessário conhecer as normas gramaticais, bem como a estrutura e características do gênero científico e praticar muito considerando os fundamentos para escrever bem. Um desses fundamentos refere-se às regras de citação.  

          Uma característica do texto científico é ter sólido embasamento na literatura. Aqui, vale lembrar a famosa frase de Newton: vê-se mais longe sobre os ombros de gigantes. A ciência é construída a partir das informações cientificas produzidas por cientistas, que por sua vez, basearam-se em pesquisas de outros pesquisadores. É um modelo cíclico, em que os processos de  uso da informação - produção e comunicação da informação estão relacionados. Assim, de uma forma ou de outra, os textos científicos apresentam pesquisas, fragmentos ou ideias de outros autores, que devem ser citados e referenciados. Para fazer isso sem infringir os aspectos legais, ou seja, sem cometer plágio é necessário saber citar. Citação refere-se ao processo de referenciar autores. E para citar direitinho basta ler a norma de citação da ABNT NBR 10520.

          Na norma, constam três tipos de citações, quais sejam, as diretas ou literais, indiretas e a citação de citação. No primeiro caso, transcreve-se parte do autor consultado. No segundo caso, faz-se paráfrase das ideias do autor e, por fim, no terceiro caso, faz-se a citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Deve-se lembrar que as citações diretas devem ser usadas com parcimônia, porque textos com muitas cópias literais de outro autores demonstram certa "negligência"em ler e parafrasear a ideia de alguém. A  dica importante é usar sempre que possível citações indiretas, que consistem em abordar as ideias de outros autores por meio das próprias palavras.
          
          Outro ponto que requer atenção é a citação da citação. Pode-se observar muitos trabalhos em que os estudantes ou pós-graduandos citam autores lidos por outros autores. Isto é, na obra de Morin, por exemplo, há uma citação de Bertalanffy. O estudante considera  a ideia de Bertalanffy pertinente para a pesquisa, mas em vez de ir à obra original, cita que Bertanffy foi citado por Morin. Evidentemente, esse é um recurso que pode ser usado como se pode observar pela norma, contudo a dica é recorrer a essa estratégia somente quando não tiver acesso à obra original, ou ainda se a obra estiver em língua de difícil compreensão, por exemplo, japonês, árabe, dentre outros. Isso não se aplica para obras em línguas inglesa e espanhola. 

          Quais são os riscos de usar o famoso "citado por" ou "apud"? Quem cita alguém, em especial se for citação indireta, faz  interpretação da obra de alguém, que pode ser diferente da interpretação de outra pessoa. Além disso, se a obra estiver disponível e escrita em língua portuguesa ou inglesa, a citação da citação demonstra falta de interesse ou de cuidado do estudante.

          Portanto, deve-se usar a citação da citação somente em alguns casos, por exemplo, a não possibilidade de encontrar a obra ou se a obra estiver em língua de difícil compreensão. Observar essa dica, com certeza, pode ser um ponto positivo para a pesquisa.


          
          

2 comentários:

  1. Informações importantes e de fácil compreensão. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ceila, que bom que gostou! Se tiver alguma dúvida nessa área, entre em contato! abraços

    ResponderExcluir