quinta-feira, 17 de março de 2011

A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional

Palavras-chave: Aprendizagem. Busca e uso da informação. Dewey, John. Letramento informacional. Reflexão.
Este artigo discute o conceito de ‘pensamento reflexivo’ a partir da contextualização do legado intelectual de John
Dewey. A reflexão se insere como elemento fundamental para a construção das competências necessárias à busca
e ao uso da informação e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Como o hábito de
pensar reflexivamente no processo de letramento informacional é uma forma de aprender, igualmente algumas
questões do ensino-aprendizagem são debatidas. A discussão sustenta-se na suposição de que o pensamento
reflexivo é uma estratégia cognitiva que possibilita a compreensão mais profunda das questões, fenômenos e
processos por meio da percepção das relações, da identificação dos elementos envolvidos, da análise e interpretação
dos sentidos e significados, potencializando o processo de letramento informacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário