Reportagem do Correio Brazilienze, do dia 22/02 – Saber Viver, p. 22, relata que pesquisadores norte-americanos afirmam que a melhor estratégia para reter informações sobre conteúdos apresentados aos alunos é avaliá-los imediatamente após a leitura.
Para a pesquisa, os pesquisadores distribuíram o mesmo texto para 200 estudantes, divididos em 4 grupos. O primeiro grupo leu o texto uma única vez; o segundo grupo estudou a passagem e fez 4 revisões; o terceiro grupo resumiu as informações por meio de diagramas e, por fim, o ultimo grupo fez teste sobre o conteúdo logo após a leitura, tendo 10 minutos para escrever tudo o que lembrava sobre o texto.
Os estudantes do quarto grupo tiveram desempenho superior aos outros grupos nas questões objetivas e de compreensão, retendo mais de 60% das informações estudadas. Sobre essa questão, o professor da UnB, Fernando de Assis Alves, explica que a utilização de exercícios práticos ajuda na consolidação do conteúdo. Nessa perspectiva, a avaliação mais do que descrever o desempenho do aluno, torna-se recurso importante de ensino-aprendizagem. Na visão da Neurocientista, Marta Relvas, o bom desempenho pode estar vinculado ao desafio e vitória do estudante. A informação passa a fazer sentido para o aluno.
É difícil identificar um ou dois fatores que influenciam na consolidação dos conteúdos. O fato de o aluno saber que será avaliado, pode fazê-lo se sentir mais desafiado e pressionado a compreender melhor o conteúdo. Provavelmente, ele não reteve as informações por ter feito a avaliação. Ao fazê-la, já tinha certo domínio do conteúdo. Por outro lado, é inegável que as avaliações, em uma perspectiva formativa, podem realmente ser recursos poderosos para melhorar a aprendizagem. Os resultados apontam a necessidade de compreender a aprendizagem em um contexto dinâmico e variado, em que vários fatores estão envolvidos.
Texto muito bom, como tudo o que você escreve. Sou visitante desse blog, gosto de ler sobre os temas relacionados à educação e à metodologia científica. Comento apenas, não em tom de crítica, mas lamentando, que a pesquisa mencionada não venha referenciada ao final do texto para que tenhamos um acesso direto à mesma.
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